
O Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) está definindo os encaminhamentos finais das atividades que vão reafirmar o 12 de Junho, “Dia Nacional e Mundial contra o Trabalho Infantil”. Membros do Fórum, a Fecomerciários e o Ministério Público do Trabalho (MPT), apoiaram, em recente reunião, a ideia de sensibilizar cada vez mais a sociedade para combater essa exploração de mão de obra. Entre as futuras atividades constam a adoção de ações públicas voltadas, por exemplo, para a instalação de delegacias especializadas no atendimento à criança vítima de toda e qualquer forma de violência ou infratora, como se constata em Vitória, Capital do Espírito Santo. No encontro, o MPT ressaltou ainda a importância do “Prêmio MPT na Escola”, que já vêm sendo executado no Brasil. A saber:
1) Promoção de debates com professores, alunos e pais.
2) Prêmio “MPT na Escola” para os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes das instituições públicas de ensino.
3) Os temas abordados incluem trabalho infantil, aprendizagem profissional e profissionalização de adolescentes, específicos para diferentes faixas etárias.
4) Capacitação de professores e coordenadores sem nenhum custo para os municípios ou escolas.
5) Cadernos de orientação pedagógica, gibis, pôsteres e jogos de tabuleiro.
6) As escolas interessadas podem se inscrever e receber premiação para os vencedores da etapa estadual do projeto.
Motta
O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, diz: “Atuar pela erradicação do trabalho infantil é tarefa de todos nós. Denuncie. Disque 100. A ligação é grátis e o sigilo, absoluto”.